-
Arquitetos: Almeida Fernandes Arquitectura e Design
- Área: 280 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Francisco Nogueira
-
Fabricantes: BRUMA, Bosch, Carrasco, Daikin, Grafisoft, JNF, Roca, SCHUSS, Sanindusa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de um edifício tradicional do final do século XIX, que albergava 3 apartamentos, partilhando um jardim comum. O projeto consiste na reabilitação e transformação deste edifício numa moradia unifamiliar. Procurou-se um desenho que combina as características originais (através da recuperação das fachadas exteriores, incluindo portadas, guarnições, rodapés), com novos materiais e soluções contemporâneas, que se adequem melhor a um habitar dos dias de hoje.
Assim, libertou-se o piso 0, através da demolição de algumas paredes, e rasgaram-se os vãos de peito até ao pavimento, criando uma área social ampla, repleta de luz e em diálogo com o jardim. No piso 1 foi feito uma reapropriação das divisões, criando dois quartos simples que partilha uma casa de banho, e duas suites. Foram selecionadas pedras portuguesas, cuidadosamente aplicadas criando padrões através dos veios.
A cobertura foi refeita, e foram introduzidas três trapeiras, iluminando um segundo espaço de estar. A escada é exibida como uma peça central, uma escultura que desenrola e une os três andares. O jardim foi todo requalificado, através da reordenação das construções existentes, e da construção de uma piscina a tardoz. Na frente do edifício, uma pérgula de madeira cobre o estacionamento e assinala a entrada principal de casa.